A Rádio



Nossa História



Em 25 de julho de 1955 na Praça da República, antigo Cine São Luiz, iniciava-se a história da Rádio Difusora de Itumbiara, onde, com apenas 100 watts de potência começava uma caminhada desafiadora, principalmente pela inexperiência de praticamente todos aqueles que faziam parte da emissora.

A pouca potência, a falta de um maior conhecimento não serviram de barreiras para Geraldo Ladeira (Fundador da Rádio) e sua equipe que souberam com determinação superar todos os desafios e caminhar a passos largos na busca de sua consolidação e ampliação.

No início, o programa de auditório era uma das maiores atrações do rádio itumbiarense e naquela época já se despontava o apresentador Zé Viola, que começara sua carreira de radialista com a inauguração da Difusora e até hoje leva sua mensagem nos microfones da emissora que viu nascer.

Zé Viola lembra que apesar da pouca potência e má qualidade do som, era o máximo poder fazer rádio, principalmente porque era novidade e a audiência era fantástica, sendo a maior recompensa àqueles que tiveram a oportunidade de trabalhar na Difusora desde o início.

Emocionado, Zé Viola Faz uma viagem ao tempo, recordando de alguns companheiros da época, tais como: Chimbé (Diretor Geral), Dimas Ferreira, Sebastião Lopes (Pancadinha), Inhô Quirino, além de outros, e não poderia deixar de falar do programa de auditório Na Beira do Rancho, onde muitos artistas tiveram a oportunidade de se apresentarem.

Depois de algum tempo, a rádio mudou de endereço e também de potência, passando a operar com 250 watts e se instalando na Praça da Bandeira.

Mas com o rápido crescimento de Itumbiara, a direção da emissora sentiu a necessidade de também ampliar a potência de acordo com o desenvolvimento do município e com muita luta e determinação a Rádio Difusora chegava então aos seus 5.000 watts, fazendo assim, escoar seu som em um raio bem mais abrangente.

Ao longo dos anos, a Rádio Difusora foi passando por inúmeras transformações de acordo com a necessidade, mas com o objetivo de levar a melhor programação aos ouvintes, seja na música, no esporte, notícias ou na qualidade radiofônica em Goiás.

A emissora hoje, conta com a direção de Cleuza Bernardes Guimarães, que tem com muito brilhantismo conseguido desempenhar suas funções e procurando cada vez mais inovar na busca de proporcionar ao ouvinte a melhor programação, com qualidade no som e imparcialidade nas informações levadas ao ar.

O quadro de funcionários dispensa comentários, pois a grande maioria são velhos conhecidos da população e outros jovens talentos estão surgindo, já que a emissora sempre se preocupou em dar oportunidades àqueles que trazem consigo o dom e o sonho de ser radialista.

Cleuza Guimarães se enche de orgulho ao falar sobre a emissora e principalmente por saber que foram anos de sonhos, meses de árduo trabalho e muita dedicação para chegar ao ponto que hoje se encontra, com tamanha estrutura.


A Diretoria


A Rádio Difusora vive hoje novos tempos, o que parecia um sonho, hoje é uma realidade. Com garra e espírito empreendedor o seu diretor presidente Álvaro Soares Guimarães, transformou a Rádio Difusora em uma emissora modelo, dotada de espaço físico e equipamentos de última geração para levar a sociedade um trabalho de alto nível.

Acreditando na força que o rádio exerce em Itumbiara, no Brasil e no mundo, e que continuará sendo indispensável para a cobertura de notícias em tempo ágil e continuar garantindo às pessoas a liberdade de fazer sua própria escolha, através de uma variedade cada vez maior de opções. Sendo companheiro indispensável da dona-de-casa, dos motoristas, dos torcedores de futebol, ou como som ambiente de empresas e repartições públicas e de tantos outros locais, o rádio é o meio de comunicação rápido e insubstituível para dar uma boa ou má notícia em primeiro lugar. E na divulgação de um produto é infalível, o retorno é garantido.

Seus programas diversificados como noticiário, as canções sertanejas, a música clássica, os debates políticos, os momentos religiosos, fazem parte integrante da cultura e do dia-a-dia do homem moderno.

É dentro deste contexto que a Rádio Difusora amplia a cada dia sua presença no meio empresarial e no seio da comunidade, levando um trabalho de qualidade com transparência e de utilidade pública.

(Matéria publicada no JORNAL INTERATIVO em agosto de 2000)